Quem somos

Nossa história conta com mais de 22 anos  trabalhando em prol da pessoa com deficiência visual e sua família.

Alex, participante dos programas da PARA-D.V. desde  os 3 anos de idade.  Hoje,  nadador da FUNDESPORT e professor de Educação Física. Na imagem Alex está em pé vestindo uma camiseta azul e ao fundo o seu quadro de medalhas e troféus conquistados em competições municipais, estaduais, nacionais e internacionais.
Alex, participante dos programas da PARA-D.V. desde os 3 anos de idade. Hoje, nadador da FUNDESPORT e professor de Educação Física. Na imagem Alex está em pé vestindo uma camiseta azul e ao fundo o seu quadro de medalhas e troféus conquistados em competições municipais, estaduais, nacionais e internacionais.

Nós, da PARA-D.V.(Associação para o Apoio e Integração do Deficiente Visual), começamos a partir da união de pais, adultos com deficiência visual e profissionais da área da saúde e educação com a finalidade de buscarmos meios para que pessoas com deficiência visual recebessem orientação e atendimentos especializados para garantir uma vida mais plena e participativa. Iniciamos nossas atividades em setembro de 1995, com a realização de um curso de Braille para adulto, de um programa de adaptação de auxílios ópticos e não ópticos e acompanhamento pedagógico para crianças. Ao longo dos anos, acrescemos vários programas e instituímos parcerias com órgãos públicos e privados, além de realizarmos cursos de formação para pais, professores e comunidade em geral. Durante nossos 22 anos de existência mais de 300 pessoas com deficiência visual e suas famílias foram atendidas.


Temos a missão de construir um mundo mais participativo e inclusivo.

Um casal de adultos deficientes visuais fazendo compras no supermercado.
Um casal de adultos deficientes visuais fazendo compras no supermercado.

Acreditamos em um mundo no qual as pessoas com deficiência visual possam exercer sua plena cidadania por meio da participação em todas as instâncias sociais. E é na construção desse mundo que o nosso trabalho se fundamenta.